Enchentes em São Paulo

São Paulo amarga mais um início de ano com enchentes, bocas de lobo transbordando, árvores caindo sobre carros, deslizamentos de áreas de risco, desaparecidos em córregos. Triste rotina de uma cidade que continua a crescer sem planejamento, mesmo em pleno século 21.

Todo início de ano é a mesma retórica. Manchetes de jornais estampando catástrofes devido as fortes chuvas, naturais neste período. Enquanto o prefeito Kassab não pode reclamar de seu antecessor, pois foi reeleito e não há como dizer que não sabia da situação, a cada tarde o paulistano não sabe como chegará em casa.

Ao simples sinal de chuva já é momento de apreensão por parte das pessoas. Não há como definir uma única região como a mais prejudicada pelas chuvas, são todas as regiões da cidade que sofrem com as cheias. Em Itaquera, por exemplo, a situação é grave, pois os antigos problemas como as enchentes continuam a acontecer, mesmo com as obras anunciadas pela prefeitura.

Na Avenida do Estado, que liga o centro de São Paulo ao ABC a situação é ainda pior, pois com poucos minutos de chuva o rio Tamanduatei começa a transbordar para o desespero dos motoristas, que muitas vezes têm que abandonar os seus carros.

O grande número de queda de árvores levanta uma questão que transpõe os limites da Secretaria de Infra-estrutura Urbana chegando a pasta do Verde e Meio Ambiente, já que muitas dessas árvores que estão caindo sobre carros estão repletas de cupins e muitas delas podres, quase mortas. Não é necessário ser um estudioso para saber que estas árvores se recebessem um tratamento adequado não cairiam com poucos minutos de chuvas.

Vale destacar que estas árvores situadas em logradouros públicos deveriam receber o tratamento adequado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Por enquanto, basta ao paulistano rezar, rezar e rezar para que não venham mais chuvas.

16 Respostas para “Enchentes em São Paulo

  1. oi amigos meu nome e fabio bessa esteves resido na rua antonio de pinho de azevedo n 01 jd itacolomi sp cep 04386020 estou revoltado com os hospitais publico de sp no dia 22/12/2008 houve aquela chuva em sp a rua da minha casa veio a laga causando prejuizos materias e tambem levando a vida da minha esposa a obito devido a agua que envadiu a nossa residencia eu e ela tivemos que lutar para salvar os moveis que estava sendo levado pela chuva ela infelismente pegou aquela doença do rato chamado leptospirose entao no dia 23/12/2008 eu levei ao ps jabaquara ela foi atendida pela dr carla que medicou com diclofenacco e mandou para casa entao o quadro clinico dela veio a piorar entao no dia 24/12/2008 eu levei ela ao ps pedreira chegando la o medico falou que ela estava com burcity e mandou fazer exame de sangue e fazer um raiox depois ele chamou na sala dele e falou que a saude dela estava otima nao constou nada de alteraçao e passou para ela a tomar dipirona em 6/6/horas entao ela voltol para casa so que o quadro clinico piorando cada vez mais os braço encharam a barriga as pernas ela nao andava mais entao eu corri no dia 29/12/2008 e contratei um convenio medico ameplam saude em carater de urgencia entao so que tinha que esperar 24hs de carencia para passar no pronto socorro no dia 31/12/2008 por volta das 10hs da manha ela foi atendida no covenio ameplan entao detctaram a doença de leptospirose so que como o convenio estava em fase de carencia ela nao podia ficar internada no convenio caso contrario eu tinha que pagar uma quantia de 3,000,00 em dinheiro a vista e dar um cheque de 15,000,00 para 30dias so que eu nao tinha condiçoes eles mandaram eu proucurar uma rede publica de hospital para eu levar ela por que eles nao iria fazer nada a minha esposa so iria ficar deitada na maca sem poder tomar o diagnostico para combater a doença e tambem so podia ficar 12horas na observaçao nao podia ultrapassar esta hora entao eu voltei no ps jabaquara a onde ela foi atendida pela primeira vez chegando la eu encontrei a dr carla que atendeu minha esposa entao como eu havia levado o papel relatado pelo medico do convenio a sintuaçao dela a drã me falou traga para ka urgente que nos iremos atendelo voltei ao convenio e relatei a adm que o ps jabaquara iria atendelo mas o convenio so transferia ela mediante o pgto de uma ambulancia no valor de 250,00 eu paguei levamos para o jabaquara chegando la a medica ja havia ido embora entao o medico que entrou na plantao da noite do dia 31/12/2008 ele se recusou em atendelo a minha esposa entao eu chamei a policia militar viatura de prefixo 03463 os policiais teve que ameaçar em prender o medico so ai o medico liberou a entrada dela no ps e ainda o medico me xincou de bosta pilantra sem vergonha eu tenho testemunha que o medico falou isto ai a minha esposa falou assim nao me diexa aqui que eles vao me matar foi dito e certo no dia 2/01/2009 as 02;45 ela veio a falecer entao eu so quero que a justiça seja feita este hospital saboya e um campeao de maltratar os paciente entao estou desesperado quero uma ajuda pois eu tenho 4 filhos de seguintes idade matheus [de07 anos] larisa [de 05 anos] [camily de 04 anos] [joao lucas de 01 ano]a crianças nao sabem ate hoje que a mae deles morreu entao eu preciso de uma ajuda de uma assistente social uma psicologa e tambem ajuda com mantimentos moveis caixa de leite para crianças minha casa ficou sem nada perdi todos os moveis eu tenho muita coisa para te relatar so que por email nao da eu aguardo um retorno seu meu tel e [011] 55650853 80135047 80135045recado com meu irmao pelo amor de deus me ajuda nesta hora tao dificil so quero deixar uma obs minha esposa morreu por que eu nao tinda 18 mil reais para salvar a vida dela

    sao paulo,09/07/2009 ass fabio bessa esteves

  2. Os canais sensacionalistas que não têm conteúdo para televisionar ficam acompanhando ao vivo cada segundo da tragédia, mais um carro boiando, mais um corpo encontrado, e o babaca do reporter ou apresentador não para de repetir : – Isto é para que vejam a calamidade e pensem na próxima eleição.
    Então pensei entediada, porque esta população de asnos não começam por olhar para os lixeiros e desenvolvem a brilhante idéia de acertar a lata e não o asfalto com suas sobras?

  3. que orror essas enchentes

  4. Kelly Dutty

    Noosssaa , qee horooor essaas inchentees

  5. eu acho que o mundo esta acabando aos poucos,e vai ter um grande terror até lá.Muita guerra e destruição…..

  6. Helen de Paula

    Achei um orror essas enchentes

  7. preciso dm resumo

  8. essas respostas são ó´timas para pesquisas, trabalho de escola e muitos outros
    foi aqui que eu fiz meu trabalho
    mas as enchentes são terriveis

  9. Eu acho muito triste essas enchentes em São Paulo, mas isso me ajudou muito no trabalho que eu tive que fazer !,e meu professor amou ele, e até tirei um 10 enorme !,acho isso muito triste mesmo e quero que DEUS abençoe a todas a essas pessoas que estão sofrendo em São Paulo.

  10. EU ACHO QUE ISSO E MUITO BOM PARA TRABALHO DE ESCOLA

  11. PRECISO DO DIA DO MES E DO ANO QUE OCORREU A PIOR ENCHENTE EM SP

    OBS:entre 2000 a 2010

    GRATA

  12. Srt CupCake's FOrever .

    Eu acho q essa é uma fase em que o Planeta Terra está passando, oq inclui guerras, desastres , entre outras coisas. Mas isso não significa q acontecerá o fim do mundo. Pois ele está passando para regenerador.
    Não sei muito como esplicar mais, esse novo planeta q se formou, foi criado por Deus para q todas as pessoas ruins do mundo renascerão lá, onde eles terão de reconstruir tudo. Mas mesmo assim, todos tem de colaborar para q o planeta possa se reconstruir e ser um lugar melhor para as novas gerações.

  13. Lady Milleh Caty

    Eu li num livro alguma coisa sobre isso q vc disse. parece q vc tah certa mesmo. eu ateh ia escrever o q eu li, mas eh muita coisa.

  14. vcs poderiam colocar o nome do jornalista ou onde tiraram esta reportagem por favor meu trabalho pede isso

  15. Déborah Fernandes Rocha

    Bem,achei esse texto bem interessante, só achei que faltou um pouco mais de explicação.Porém me ajudou muito em um trabalho de escola.Obrigada por vocês terem me ajudado!

  16. Andrezza Cristina Nascimento

    É uma grande tristeza o que está acontecendo. Vejo as notícias e chego até me emocionar vendo o sofrimento de milhares de familias. Mais amados tudo vai passar, mais també
    sei que sempre cada um de vocês vão sentir falta das pessoas que perderam, pois cada pessoa amada faz uma grande e emorme falta. DEUS vai cuidar de cada um de vocês meus amados sei que vossos corações estão machucados mais o DEUS que eu sirvo pode cessar essa dor que doi muito.Que DEUS ABENÇÕES CADA UM DE VÓS. Um abraço

Deixe um comentário

